Mini-Cursos e Oficinas

Os mini-cursos e Oficinas serão ministrados nos dias 09/03 e 10/03 das 19:00 às 22:30. A lista dos inscritos em cada mini-curso será disponibilizada a partir do dia 05/03. Cada participante poderá se inscrever em dois mini-cursos, sendo um no dia 09/03 e outro no dia 10/03.

Dia 09/03 - Quarta-feira

Mini-curso 1: Educação Ambiental no Ensino de Ciências
Ministrante: Oseias dos Santos e Aline de Arruda Benevides
Resumo: Fornecer o aprendizado de conteúdos reflexivos sobre os fundamentos da educação ambiental; com olhar transversal: Sociedade, cultura, economia, política e o meio ambiente; a partir da  complexidade ambiental e o ensino de ciências

Mini-curso 2: Física com Brinquedos. 
Ministrante: Ismael Alves Júnior
Resumo: A Oficina tem como objetivo mostrar e desenvolver, de forma prática, brinquedos que possam auxiliar no ensino de física.

Mini-curso 3. Ética, Tecnologia e Questões Ambientais na Contemporaneidade: Uma Análise filosófica a partir de Michel Serres. 
Ministrante: Josadaque Martins Silva
Resumo: O mini-curso principiará com a exibição de A história das coisas (21 min), direção de Louis Fox, uma animação que problematiza a questão do consumo a partir de uma perspectiva econômica, política e ecológica. Em seguida, procurar-se-á expor certas direções para uma análise da correlação ética, tecnologia e questões ambientais no pensamento do filósofo francês Michel Serres (1930-). Em seus livros O contrato natural (1990) e O mal limpo: poluir para se apropriar (2008), Serres enfatiza a necessidade de uma abordagem ética, mais que política, sobre a problemática relação contemporânea entre seres humanos e natureza, demonstrando ser esta a via para evitar futuras equívocos. Assim, o mini-curso evidenciará que, segundo Serres, o cerne dos problemas ecológicos é o afastamento do ser humano em relação à natureza.

Mini-curso 4: Empoderamento comunitário: sim, nós podemos!
Ministrante: Tiago Ferreira de Morais
Resumo: Compreender os fundamentos e as contribuições do empoderamento comunitário


Mini-curso 5: Processos de Separação de Misturas Utilizando Materiais Alternativos. 
Ministrantes: Enilde de Sousa Pereira e Daniel da Silva Cunha
Resumo: O minicurso tem como objetivo geral capacitar os alunos de Licenciatura a utilizarem materiais alternativos em suas aulas experimentais, e demonstrar que não é necessário um laborátorio e reagentes caros para realizar tais atividades.


Dia 10/03 - Quinta-feira

Mini-curso 6: Materiais Alternativos para o Ensino de Ciências. 
Ministrantes: Marcelo Franco Leão e Ana Cláudia Tasinaffo Alves
Resumo: Esta oficina apresentará atividades experimentais possíveis de serem desenvolvidas em aulas de Ciências Naturais (química, física e biologia), com o intuito de capacitar os futuros professores para que estes possam explorar os conceitos envolvidos e as correlações dos fenômenos observados. Para tanto, serão realizadas atividades que envolvem leitura, percepção, análise, argumentação e conhecimentos de ciências, atividades que envolvem ludicidade e materiais alternativos. O concreto, a manipulação e o fazer, constituem importantes elementos do ensino e acredita-se que a construção de aprendizagens seja favorecida quando tais elementos são explorados. Espera-se que os conhecimentos construídos na escola sejam bons para o homem e para o meio ambiente, pois esta interação quando for harmoniosa traz progresso e qualidade de vida para as pessoas. Durante a oficina, serão apresentados diversas atividades experimentais com materiais alternativos como sugestões metodológicas para as aulas de Ciências, em todas as etapas de escolarização. Acredita-se que atividades envolvendo materiais manipuláveis, trabalhos em equipes e/ou lúdicos, sejam recursos didáticos fundamentais na atuação docente.
Uso de Jaleco Obrigatório!


Mini-curso 7. Estatuto do Idoso e o processo de envelhecer na sociedade contemporânea.
Ministrante: NAPPS
Resumo: Os Direitos Humanos se encontram como princípio internacional da educação, a ONU vem lançando as resoluções nos quais são embasados os planos e programas tais como: “A Década da Educação em Direitos Humanos” e o Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos. Esses tratados internacionais atentam para a responsabilidade coletiva de todos os países a dar importância central a esta temática, inserindo-os na estrutura dos Planos Educacionais, nas Diretrizes e Programa de Educação. Atendendo a essa demanda o Brasil, a partir de 2003, institui o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, cabe aqui salientar que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, essas ações vêm sendo elaboradas. Em 30/01/2012, o Conselho Nacional de Educação lança a resolução n° 02, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio a qual preconiza a importância de desenvolver trabalhos no âmbito escolar, visando eliminar o preconceito, bem como ampliar o respeito e valorização da pessoa idosa. Considerando que a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando, torna-se fundamental pensar a qualidade de vida dessa população e melhorar as relações intergeracionais. A produção de conhecimentos sobre essa questão requer trazer para o cerne da sociedade debates e discussões acerca das implicações do processo de envelhecimento e valorizar cada etapa da vida. Nesse sentido, será desenvolvido um minicurso sobre o Estatuto do Idoso e o processo de envelhecer na sociedade contemporânea.


Mini-curso 8. O Uso de Calculadora Científica na Resolução de Problemas. 
Ministrante: Prof. Thiago Beirigo Lopes
Resumo: Oferecer de maneira clara meios dos discentes da instituição a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, agregando conhecimento a ser utilizado durante e após sua formação, garantindo participação em atividades extracurriculares como forma de consolidar sua formação profissional consistente.
Portando o curso contemplará a utilização de questões práticas através de resolução de problemas e exercícios:
1.Operações aritméticas
2.Logaritmos
3.Trigonometria
5.Análise combinatória
Necessário o uso de Calculadora Científica

Mini-curso 9. O uso de Jogos Didáticos no Ensino de Química. 
Ministrantes: Danilo Fernando Luz Oliveira e Sérgio Silva Santos
Resumo: Os jogos são baseados em modelos de situações reais e, como quaisquer modelos, simplificam a realidade, recortando-a segundo perspectivas e fins determinados. Assim, os jogos e atividades lúdicas oferecem tanto um espaço de vivência e apreciação da realidade modelada, quanto de experimento e reflexão sobre ela, através de um contato simulado (SANTANA; REZENDE, 2016). Os professores podem utilizar jogos didáticos como auxiliares na construção dos conhecimentos em qualquer área de ensino (CUNHA, 2012). E se tratando da disciplina de química é ainda mais importante, visto que as aulas tradicionais geralmente são limitadas a memorização de símbolos, fórmulas, regras, com exemplos artificiais que tornam o ensino descontextualizado, difícil de ser compreendido e monótono (MONÇÃO, JESUS, PRADES, 2016). Os objetivos da Oficina são Transformar jogos tradicionais em jogos didáticos em metodologia que contribua com a aprendizagem do aluno para reconhecer e compreender os conteúdos de química e sua relação com o cotidiano.

Mini-curso 10. Um novo olhar sobre avaliação da aprendizagem: Estão os futuros professores preparados para avaliar?. 
Ministrante: Patrícia Pereira da Silva
Resumo: O propósito básico dessa oficina sob a ótica luckesiana é possibilitar tanto aos futuros como os atuais educadores a compreensão de que o ato de avaliar é um componente essencial do ato pedagógico. A avaliação da aprendizagem, junto ao planejamento e à execução, compõe o algoritmo do ato pedagógico.